sábado, 18 de agosto de 2007

● Termos comuns nos esportes de aventura - Parte 1

Bem não vou colocar todos os termos aqui de uma vez só, não quero virar um dicionário, mas apenas ir ressaltando alguma palavras por vez.

E aí vão algumas delas:

- Hikking ou Hiking: Caracterizado como esporte de caminhadas curtas, onde os praticantes não pernoitam, e não acampam. Geralmente praticado como uma caminhada mais "profissional", tal como conhecer o local, obtendo informações, testar o terreno e o clima.

- Trekking ou Enduro a pé: É a pratica de percorrer trilhas, com integrantes da equipe com funções pré-definidas, auxiliando sempre sua posição, velocidade, regularidade dos passos, apoio, mantendo sempre os integrantes dentro da rota e percorrendo em tempo pré-estabelecido. Geralmente há competições quanto essa regularidade. O trekking pode durar dias e os participantes freqüentemente pernoitam para completar o trajeto. É caracterizado pela forma padronizada e leal do caminho a ser feito.

- Rapel: É o esporte que visa a descida de locais como paredões, vãos, penhascos, edificações, sempre utilizando equipamentos como cordas, presilhas, capacete e outros acessórios de segurança. Deve sempre estar alerta quanto ao perigo do que o integrante irá enfrentar, pois um descuido ou um material ineficaz poderá por em risco a vida dele. Muito praticados em descidas de quedas de cachoeiras e montanhas.

Abraços!

Nenhum comentário: