domingo, 2 de setembro de 2007

● Próxima Parada: Cachoeiras de Macacu

É isso mesmo, talvez daqui a uma ou duas semanas irei para Cachoeiras de Macacu fazer umas caminhadas, como por exemplo o Jequitibá, a árvore que possui mas de 1000 anos, pelo menos é o que dizem.

Cachoeiras proporciona o que o seu próprio nome diz, cachoeiras a balde. Paraíso escondido com maravilha que até moradores ficam perdidos quanto encontram um. Possui pelo menos mais de 50 pontos conhecidos para banho e muitas outras maravilhas a conhecer.

Para os viciados em futebol, vale a pena lembrar que é nessa cidade que a grama do maracanã é tratada com carinho e dedicação. Como por exemplo, ficou durante todos os jogos do Pan.


Suas águas cristalinas marcam a presença em Cachoeiras. Não há banhista que fique boquiaberto com tamanha quantidade biológica e de águas. Inclusive de lá que saem alguma de nossas águas que compramos em garrafões de 2L. Aqui nós pagamos cerca de 3,50 a 4 reais entregando em casa. Na cidade se você levar o garrafão você paga somente 1 real. Que diferença!

Ao todos são mais de 26 rios e 78 quedas d'água em seu território. As caminhadas são em sua maioria de leve intensidade e podem ser percorridas facilmente por acessos de estradas de terra. Embora muita das vezes um guia não seja necessário, vale a pena informar-se sobre tal cachoeira que deseja ir. Comece pela as mais próximas do centro da cidade, como o Poço do Valério onde o pessoal da cidade geralmente se banham.

Essa imagem foi tirada por mim em um dos pontos de banho em Cachoeiras.

E o melhor de Cachoeiras que eu sinto é que como a cidade fica no limite entre o urbano e a serra, como friburgo, ela propicia um melhor clima para banhos de cachoeira e caminhada. Geralmente os dias lá são de sol bem quente como na cidade do Rio de Janeiro e dá para refrescar a vontade. Diferente de outras cidades serranas onde o frio dá aquela vontade de não entrar na água. Lá dificilmente você não sentira isso como em Friburgo e Teresópolis.

Vale a pena dar uma conferida e conhecer mais um parasíso natural escondido.

Abraços!

4 comentários:

Silvano Azevedo disse...

Essa dica me deixou com agua na boca, com certeza cachoeiras volta a fazer parte dos meus planos!

boas trilhas!

Unknown disse...

Gostei bastante dessa reportagem feita sobre cachoeiras de macacu.
Sem duvidas e o melhor lugar para se tomar um bom banho de cachueira

Anônimo disse...

Boa tarde, estou a juntar alguns links úteis para construir o blog (desafio-pt.blogspot.com) e como temos em comum o gosto pela natureza e caminhadas eu pretendia de colocar um link de atalho para o seu site e podemos sempre trocar experiências e ideias.
Mas gostava de saber se me permite ou há algum inconveniente?

Anônimo disse...

estou voltando a me planejar para desbravar novamente a natureza selvagem e receptiva. muito boa a abordagem sobre Cachoeiras de Macacu e vou no poço do Valério de bike, pedalar de bike aqui pela região serrana é muito show e nenhum outro lugar pode proporcionar essa sensação de liberdade no entanto o cuidado deve ser dobrado, as curvas são muito acentuadas e perigosas, atenção dobrada pessoal, moro aqui em Friba (Nova Friburgo) pertinho do cão sentado e aproveitar a natureza é o que podemos fazer de melhor nessa era de tecnologia...abs e boa pedalada e caminhada para todos nós.